Humanos e não-humanos no universo transformacional dos ribeirinhos do rio Tapajós – Pará

Mediações

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Depto. de Ciências Sociais/Centro de Letras e Ciências Humanas Universidade Estadual de Londrina - Campus Universitário
Londrina / PR
Site: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes
Telefone: (43) 3371-4456
ISSN: 2176-6665
Editor Chefe: Raquel Kritsch
Início Publicação: 01/01/2001
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Sociologia

Humanos e não-humanos no universo transformacional dos ribeirinhos do rio Tapajós – Pará

Ano: 2012 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: João Valentin Wawzyniak
Autor Correspondente: João Valentin Wawzyniak | [email protected]

Palavras-chave: Ribeirinhos. Cosmologia. Amazônia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir de dados etnográficos resultantes da pesquisa de campo realizada, entre 2005 e 2007, em comunidades situadas às margens do baixo rio Tapajós, Pará, esta comunicação abordará a dimensão social da relação entre humanos e não-humanos presente na cosmologia e no cotidiano dos ribeirinhos nelas residentes. Os princípios orientadores dessa relação são fornecidos pelo sistema cultural que postula a não existência de dicotomia ou antagonismo entre as dimensões natural, cultural e sobrenatural, mas, em seu lugar, postula um universo transformacional e povoado por uma pluralidade de agentes, humanos e não humanos. Tais seres, com poder de encantamento e agenciamento, transformam-se, em certas circunstâncias, uns nos outros. Transfiguram suas aparências e comportamentos, regulam e afetam o corpo e a vida cotidiana individual e coletiva. Nesse contexto etnográfico, algumas qualidades de seres — animais, humanos, objetos, espíritos e instituições — são apreendidascomo pessoas com quem podem estabelecer relações sociais, particularmente “acordos”.



Resumo Inglês:

The present study approaches the social dimension of the relationship between humans and non-humans in the cosmology and everyday lives of riparians, from etnographic data resulting from field research carried out between 2005 and 2007, within communities located on the banks of low Rio Tapajós, Pará. The guiding principles of this relationship are given by the cultural system, which postulates the non-existence of a dichotomy or antagonism between the natural, cultural and supernatural dimensions but, instead, postulates beings in a transformational universe populated by a plurality of agents, human and non-human. Such beings, with a power of enchantment and agency, transform into each other, under certain circumstances. They transfigure their appearances and behaviors, regulate and affect the body and individual and collective everyday life. In this ethnographic context, some qualities of beings – animals, humans, objects, spirits and institutions – are apprehended as people with whom they can establish social relationships, especially “deals”