A partir dos estudos etnográficos das antropólogas Daniela Perutti (2018) e Lauriene Seraguza (2018), a discussão a seguir abordará a participação feminina nos meios quilombolas e indígenas, vista principalmente em seus diferentes modos de experimentar a política. Os territórios quilombola e indígena que serão apresentados e discutidos nesse ensaio, são feitos a partir de uma coexistência, em que as mulheres possuem um papel primordial na defesa de suas terras ao se apropriarem das pautas que movem suas vivências nesses lugares, e por eles lutarem. Nesse sentido, destaco o investimento etnográfico realizado pelas autoras em refletir sobre os contextos nos quais as mulheres de ambos os grupos estão inseridas. Ou seja, tanto aquele descrito por Perutti em seu retrato das relações que constituem um território quilombola no estado de Goiás (o Lavado), que é comandado por uma mulher; quanto o contexto narrado por Seraguza, marcado pela participação de mulheres da população indígena Guarani e Kaiowa na política e na defesa de seu território através das assembleias Aty Guasu Kunã. As perspectivas que orientam esses dois trabalhos também estão atentas ao modo como as relações entre os gêneros e a vivência da sexualidade estão relacionadas aos diversos assuntos sociais, econômicos e territoriais particulares a esses coletivos.
Departing from the etnographical studies of Daniela Perutti(2018) and Lauriene Seraguza (2018), this paper approaches the women's participation in quilombola (afrodescendants linked to ancestral territories)
and indigenous territories, regarded mainly through the lens of their different ways of experiencing politics . The quilombola and indigenous territories that will be presented and discussed in this essay are characterized by the fact that in them women have a primordial role in the defense of their lands In this sense, this work highlights the ethnographic al effort made by the authors in reflecting on the contexts
of women from both groups . That is, the context described by Perutti in his portrayal of the relations that constitute a quilombola territory, in Goiás state (the Lavado), which is commanded by a woman; as well as the context narrated by Seraguza, marked by the female participation of the indigenous Guarani and Kaiowa in politics and in the defense of their territory through the assemblies Aty Guasu Kunã. The persp
ectives that guide the two works also pay attention to the way in which the relations between the genders and the experience of the sexuality are related to the diverse topics associated to these collectives , be
the m social, economic or territorial .