Una Teología de la Alegría Humana: La Teología Liberadora, Lúdica y Poética de Rubem Alves

Reflexus

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ISSN: 2358-4874
Editor Chefe: José Adriano Filho
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Una Teología de la Alegría Humana: La Teología Liberadora, Lúdica y Poética de Rubem Alves

Ano: 2014 | Volume: 8 | Número: 12
Autores: Leopoldo Cervantes-Ortiz
Autor Correspondente: Cervantes-Ortiz, L. | [email protected]

Palavras-chave: Rubem Alves, Teologia, Poesia, Estética.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ninguém imaginaria que o mesmo autor que em maio de 1968 escreveu uma tese tão densa e provocadora como Towards a theology of liberation: an exploration of the encounter between the languages of humanistic messianism and messianic humanism escreveria décadas mais tarde poesia, oração, mística e teologia. Em sua obra, Rubem Alves expressa a peregrinação que passou até alcançar o cume de um estilo dominado pela poesia e o aprofundamento completamente anti-dogmático que já havia anunciado, muito veladamente, em seus primeiros escritos. Antes de sua passagem por Princeton, “junto aos rios de Babilônia”, ele já havia esboçado uma interpretação teológica dos processos revolucionários que seriam publicados no seu país apenas no século XXI, 40 anos mais tarde. Além do lugar que ocupa no panorama teológico e intelectual desde sua juventude, Rubem Alves é também uma das grandes figuras da literatura brasileira contemporânea. Ele se tornaria alguém que chegou bastante tarde à poesia, mas muitos de seus ensaios, que reivindicam o corpo, a imaginação, o erótico e a magia, já abriam as portas para uma expressão inédita e insuspeitada para ele mesmo. A música da poesia e a literatura esperaram-no, até que, finalmente, o possuíram de corpo e alma.

 



Resumo Inglês:

Nobody could imagine that the same author who in May 1968 wrote a so dense and thought-provoking thesis as Towards a Theology of Liberation: The Exploration of the Encounter between the Languages of Humanistic Messianism and Messianic Humanism would write poetry, prayer, and mystical theology some decades later. In his work Rubem Alves expresses the pilgrimage he experienced until reaching the summit of a style dominated by poetry and a complete deepening into the anti-dogmatism that he had already announced very covertly in his early writings. Before Princeton, “along the rivers of Babylon” he had already outlined a theological interpretation of revolutionary processes that would be published in his country only in the XXI century, 40 years later. Besides the place he has occupied in the theological and intellectual scene since his youth, Rubem Alves is also one of the great figures of contemporary Brazilian literature. He would eventually become a late-blooming poet as he forayed into poetry late in life; however, many of his essays championing the body, imagination, eroticism and magic opened the doors to an expression that was unprecedented and unsuspected to him. The music of poetry and literature waited until they finally possessed his body and soul.