Cinema, educação e africanidades: a memória no documentário “Caixa d’água qui-lombo é esse?”

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ISSN: 2448-3583
Editor Chefe: Lia Machado Fiuza Fialho
Início Publicação: 02/01/2016
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Cinema, educação e africanidades: a memória no documentário “Caixa d’água qui-lombo é esse?”

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 15
Autores: W. N. Santos, H. S. Dantas Junior, F. Zoboli
Autor Correspondente: W. N. Santos | [email protected]

Palavras-chave: Cinema, Educação, Memória, Africanidades, Documentário

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetiva analisar o documentário “Caixa d’água Qui-lombo é esse?”, de Everlane Moraes (2013), para interpelar o negro a partir da temática da história e da memória. Deste modo se analisou a construção do documentário como um lugar de memória que registra a história que busca demarcar física, funcional e materialmente a trajetória de um povo, seus pertencimentos e identidades. Parte-se da hipótese que o cinema – enquanto ferramenta educativa – colabora para reflexionar a história e a memória dos povos africanos e afrodescendentes na formação do povo brasileiro instituída na lei 10.639/2003 como temática obrigatória no Ensino Regular. Partindo de uma análise fílmica de conteúdo (Penafria, 2009) com decomposição, descrição e recomposição temática, entendemos que o documentário questiona conteúdos históricos difundidos na educação brasileira como representação de verdades sobre os negros, deste modo não é tão-somente um simples modo de fazer e/ou pensar cinema, mas um comprometimento com a ressignificação da existência negra.



Resumo Inglês:

This paper aims to analyze the documentary Caixa d’água: qui-lombo é esse?, by  Everlane  Moraes  (2013),  in  order  to investigateBlacknessbased  onthe themesof history and memory. Thus, the construction of the documentary was analyzed as a place of memory that records the history that seeks to physically, functionally and materially demarcate a people’strajectory, their belongings and identities.  The  text  starts withthe  hypothesisthat  cinema –as  an  educational tool –collaborates  to  reflect upon the  history  and  memory of African peoples and their descendantsin  the  formation  of  the  Brazilian population,established in  Law  10.639/2003  as  a  compulsory  subject  in  regular  education. Based  on  a film    content    analysis    with    thematic    decomposition,    description    and recomposition, we understand that the documentary questions historical content disseminated  in  Brazilian  education  as  a  representation  of  truths  about  black people.Thus, it  isnot only a simple  way of making and/or thinking cinema, but a commitment to the resignification of black existence.



Resumo Espanhol:

Se  objetiva  analizar  el  documental Caixa  d’água: qui-lombo  é  esse?,de Everlane Moraes (2013), para entenderal negro desde el tema de la historia y la  memoria.  Así, la construcción  del  documental  se  analizó  como  un  lugar  de memoria   que   registra   la   historia   que   busca   demarcar   física,   funcional   y materialmente  latrayectoria  de  um  pueblo,  su  territorio,  sus  pertenencias  e identidades.  Se  parte  de  la  hipótesis  de  que  el  cine –como  herramienta educativa –colabora  para  reflejar  la  historia  y  la  memoria  de  los  pueblos africanos  y  afrodescendientes  en  la  formación  del  pueblo  brasileño,  temáticainstituidapor  la Ley nº 10.639/2003  como  obligatoria  en la educación  regular. Basado  en  un  análisis  del  contenido  de  la  película,con  descomposición, descripción y recomposición temática, se entiende que el documental cuestiona los  contenidos  históricos  difundidos  en  la  educación  brasileña  como  una representación  de  las  verdades  sobre  los  negros. Por lo  tanto,  no es solo  una forma  simple  de  hacer  y/o  pensar  cine,  sino  un  compromiso  político  con  la resignificación de la existencia negra.