Este trabalho propõe um estudo teórico sobre os aspectos da escrita afro-feminina brasileira, a partir de questões relacionadas à produção literária, à recepção e aos obstáculos enfrentados pelas escritoras negras no país. Em termos teóricos, os trabalhos de Virgínia Woolf (2014), para discutir a escrita feminina e Spivak (2010) para refletir sobre a condição de subalternidade e representação, foram fundamentais para analisar a questão de autonomia e do reconhecimento da literatura afro-feminina, além de revelar o silenciamento histórico do cânone literário brasileiro. Para as análises literárias, foram utilizadas amostras de três gêneros literários: o poema, o conto e o romance; os poemas “Não vou mais lavar os pratos” e “Só por hoje vou deixar meu cabelo em paz” de Cristiane Sobral, o conto “Maria”(2015), de Conceição Evaristo, e o romance “Quarto de despejo” (2014), de Carolina Maria de Jesus.
This paper proposes a theoretical study on the aspects of African Brazilian feminine writing, based on issues related to literary production, reception and obstacles faced by black women writers in the country. In theoretical terms, the work of Virginia Woolf (2014), to discuss feminine writing and Spivak (2010) to reflect on the condition of subalternity and representation, were fundamental to analyze the question of autonomy and recognition of Afrofeminine literature, besides revealing the historical silencing of the Brazilian literary canon. For the literary analysis, samples of three literary genres were used: the poem, the short story and the novel; the poems "Não vou mais lavar os pratos " and "“Só por hoje vou deixar meu cabelo em paz", by Cristiane Sobral, the story "Maria" (2015), by Conceição Evaristo, and the novel "Quarto de despejo" (2014), by Carolina Maria de Jesus.