O artigo aqui apresentado é parte de projeto de pesquisa que pretende investigar a trajetória do romance histórico paranaense com base na evolução que o gênero sofreu desde seus exemplares laudatórios, contemplando suas produções críticas e desconstrucionistas, até a modalidade mais recente, a crítica mediadora. Para a realização dessa tarefa analisamos narrativas representativas de cada fase estipulada por Fleck (2017), a saber: a- acrítica, b- crítica/desconstrucionistas e c- crítica/mediadora, com a intenção de melhor compreender a trajetória do gênero no estado do Paraná, bem como ratificar sua pluralidade temática, histórica e estilística.
This article is part of a project that aims to investigate the trajectory of the historical novel of Paraná based on the evolution that the genre has undergone since its laudatory examples, contemplating its critical and deconstructionist productions, until the most recent modality, critical of mediation. For the accomplishment of this task we analyzed representative narratives of each phase stipulated by Fleck (2017), namely: a- uncritical, b-critical/deconstructionists and c-critical of mediation, with the intention of better understanding the gender trajectory in Paraná, as well as ratify its thematic, historical and stylistic plurality.