DA ESCURIDÃO À CEGUEIRA DA LUZ: ENSAIOS SOBRE A CEGUEIRA EM ANDRÉ CARNEIRO E JOSÉ SARAMAGO

Revista de Letras Juçara

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ISSN: 2527-1024
Editor Chefe: Emanoel Cesar Pires de Assis; Solange Santana Guimarães Morais
Início Publicação: 11/05/2017
Periodicidade: Semestral

DA ESCURIDÃO À CEGUEIRA DA LUZ: ENSAIOS SOBRE A CEGUEIRA EM ANDRÉ CARNEIRO E JOSÉ SARAMAGO

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Gladson Fabiano de Andrade Sousa, Naiara Sales Araujo Santos, Rita de Cássia Oliveira
Autor Correspondente: Gladson Fabiano de Andrade Sousa | [email protected]

Palavras-chave: André Carneiro. José Saramago. Cegueira. Dialética do esclarecimento.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em 1963, o escritor brasileiro André Carneiro publica seu conto A escuridão, que traz a história de um fenômeno que desafia a ciência: toda fonte de luz, natural ou artificial, não ilumina mais.  Sol,  fósforos,  lanternas  se  mostram  inúteis;  assim  recai  sobre  a  terra  uma  escuridão  sem precedentes.  Mais  de  trinta  anos  depois,  o  escritor  português  José  Saramago  lança  seu Ensaio sobre  a  cegueira, romance  que  traz  o  drama  de  um  mundo  repentinamente  afligido  por  uma epidemia  referenciada  como  “cegueira  branca”.  Sobre  estes  semelhantes  motes,  os  autores contemporâneos abrem seus universos ficcionais refletindo sobre a condição humana e como a sua natureza é revelada ao ruir das convenções político-sociais. O presente artigo tem como  objetivo analisar  os  pontos  de  convergência  e  divergência  entre  as  obras A  escuridão  eEnsaio  sobre  a cegueira,  a  partir  da  perspectiva  da  obra Dialética  do  esclarecimento(1944)  de  Adorno  e Horkheimer,  bem  como  das  discussões  acerca  da  Ficção  Científica  apresentadas  pela  crítica literária  Elizabeth  Ginway.  Serão  consultadas  também  os  apontamentos  do  sociólogo  Zygmunt Bauman (2003).



Resumo Inglês:

In  1963,  Brazilian  writer  André  Carneiro  publishes The  Darkness  (A Escuridão), a short story which narrates a phenomenon that defies science: no light source, natural or artificial, illuminates anymore. Sun, matches, flashlights are useless; thereby, an unprecedented darkness falls on earth. More than thirty years later, the Portuguese writer José  Saramago  publishes Essay  on Blindness(Ensaio  sobre  a  cegueira),  a  novel  that brings  the  drama  of  a  world  suddenly  afflicted  by  an  epidemic  referred  to  as  "white blindness".  Working  on  similar  themes,  both  contemporary  authors  open  their  fictional universes with reflections on the human condition and on how its nature is revealed through the collapse of political and social conventions. This article aims to analyze the points of convergence and divergence between the literary works The Darkness and Blindness from the perspective of Adorno and Horkheimer’s Dialectic of Enlightenment(1944), as well as discussions of science fiction pointed by the literary critic Elizabeth Ginway. The notes of the sociologist Zygmunt Bauman (2003) will also be consulted.