Atualmente a significação social das mulheres vem sendo mundialmente tema para inumeráveis exposições literárias, desde trabalhos acadêmicos até poesias marginais. Contudo, pensamos existir um nicho particularmente ignorado sobre o assunto: trata-se da literatura romanceada menor, de pouco destaque pela crítica literária, ainda desconhecida do público e que desenvolva a trama tendo a mulher ou a feminilidade como temática central. Mais que isso, trata-se desta literatura preferencialmente segundo a produção por parte de escritoras mulheres. Assim, o objeto deste artigo é o romance da escritora estadunidense Kathleen Winsor intitulado Jornada Diabólica, onde apresenta o mundo feminino em meados do século XX por meio de uma narrativa ficcional. A maneira como abordaremos este objeto será guiada, com a ajuda de alguns pensadores contemporâneos, pela interpretação filosófica dos principais pontos componentes do romance, que pode ser sintetizado como um triangulo amoroso que se passa no inferno. O caráter fantasioso do enredo não nega ou esvazia o sentido realístico que o ser-mulher é trabalhado pela autora; pelo contrário, a metaforização que estabelece o inferno como a região em que tudo acontece representa um artificio literário aproximativo da ideia de inferno ao contexto real. Ou seja: entre a realidade terrena e o inferno há muitas semelhanças, principalmente concernente ao papel da mulher. O principal objetivo deste texto é desenvolver pela argumentação filosófica a verticalização de uma obra aparentemente desimportante, assim demonstrando que mesmo a literatura fantástica de pouca expressão tem muito a contribuir sobre temas atuais, como o caso da performance social da mulher.
Today the social significance of women has been are all the world a theme for uncountable literary expositions, from academic works to marginal poetry. However, we think there is a niche ignored about the theme: it is the romanticized literature, scarcely highlighted by literary criticism, still unknown to the public and develops the plot about woman or femininity as the central theme. More, it is this literature preferentially according to production by women writers. The object of this article is the novel of the American writer Kathleen Winsor titled Diabolic Journey, where presents the feminine world of the century XX by means of fictional narrative. The way we approach this will be guided, with the help of some contemporary thinkers, by the philosophical interpretation of the component points of the novel, can be synthesized as a love triangle happens in hell. The fantastic character of the plot does not negate or empty the realistic sense that the being-woman is worked on by the author; the contrary, the metaphorization establishes hell as the region where everything happens represents a literary artifice that brings the idea of hell to the real context. In other words, between earthly reality and hell there are many similarities regarding to role of women. The objective of this text is develop by the philosophical argumentation the verticalization of a seemingly unimportant work, thus demonstrating that even the little expression fantastic literature has much to contribute on current themes, as is the question of women's social performance.