O presente estudo propõe algumas reflexões acerca da arte cinematográfica, abordando a sua relevância e construções para chegar aos diversos objetivos de interesse da leitura. A pesquisa trata também das raízes de bloqueios quanto às formas de evolução do leitor que, por vezes, depara-se com obras imbuídas de grande complexidade e impregnadas de uma obscuridade própria da literatura, o que torna necessária uma releitura. Nessa maturação, propõe-se um olhar mais estimulante, o qual vise um pré-caminhar, uma reaproximação da obra ao leitor. A realização da pesquisa se dá através da análise dos filmes Dom, Capitu e O Auto da Compadecida, obras cinematográficas que conseguem inferir literalidade com o máximo de riqueza linguística aos leitores, visando à conectividade, integração e interação entre o Cinema e a Literatura.
The present study proposes some reflections about the cinematographic art, approaching its relevance and constructions to reach the various objectives of reading interest. The research also deals with the roots o f blockages as to the reader's evolution, which is sometimes confronted with works imbued with great complexity and impregnated with an obscurity proper to literature, which necessitates a re-reading. In this maturation, it is proposed a more stimulating l ook, which aims at a prewalk, a rapprochement of the work to the reader. The research is carried out through the analysis of the films Dom, Capitu and O Auto da Compadecida, cinematographic works that are able to infer literality with maximum linguistic richness for readers, aiming at the connectivity, integration and interaction between cinema and literature.