Muitos alunos apresentam dificuldades em aprender os assuntos relacionados à disciplina de Química, por isso existem vários trabalhos que propõem alternativas pedagógicas que visam contornar essa situação. Uma delas é a utilização de jogos educacionais em sala de aula. Este trabalho teve por objetivo analisar a influência dos jogos Químicos, como ferramenta didática alternativa, na aprendizagem dos alunos, bem como sua eficácia no processo. Objetivou-se também, analisar os aspectos positivos e negativos na execução dessa alternativa didática. Este estudo foi realizado em duas turmas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Ipanguaçu, onde foram aplicados dois jogos químicos, um para cada turma. Durante a pesquisa, foram aplicadas duas avaliações em cada turma, uma depois da ministração das aulas teóricas e antes da aplicação do jogo (avaliação “pré-jogo”) e outra depois do jogo (avaliação “pós-jogo”). Também foi realizado um debate entre o professor e os alunos para saber suas opiniões e questionamentos sobre a aula com o jogo. Os resultados demonstraram que houve uma melhora significativa das notas dos alunos depois dos jogos e que estes proporcionam aulas mais dinâmicas e prazerosas. Porém, os resultados revelam, ainda, que os jogos podem apresentar alguns aspectos negativos, como a “bagunça” em sala movida pelo ambiente de brincadeiras ou o desinteresse, por parte do aluno, pelo jogo proposto. Estes aspectos devem ser analisados com cuidado para que não prejudiquem função educativa do jogo.
Many students have difficulties in learning the issues related to the subject of chemistry, so there are several works that propose pedagogical alternatives to circumvent this situation. One is the use of educational games in the classroom. This study aimed to analyze the influence of Chemicals games as an alternative teaching tool, in student learning as well as its effectiveness in the process. The objective was to also analyze the strengths and weaknesses in implementing this didactic alternative. This study was conducted in two classes of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN) campus Ipanguaçu where chemicals were applied two games, one for each class. During the research, they applied two ratings in each class, one after the ministry of the classroom and before the game application (review "pre-game") and the other after the game (review "post-game"). It was also a debate between the teacher and the students to know their opinions and questions about the lesson with the game. The results showed a significant improvement in student test scores after the games and they provide classes more dynamic and enjoyable. However, the results also reveal that the games may present some negative aspects that must be analyzed carefully so they do not harm their educational function.