IMPERATRIZ NO FIM DO MUNDO: MEMÓRIAS DÚBIAS DE AMÉLIA DE LEUCHTEMBERG (1992), DE IVANIR CALADO – A MEDIAÇÃO ENTRE O TRADICIONALISMO E O DESCONTRUCIONISMO NUM ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO DE MEDIAÇÃO

Revista de Letras Juçara

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ISSN: 2527-1024
Editor Chefe: Emanoel Cesar Pires de Assis; Solange Santana Guimarães Morais
Início Publicação: 11/05/2017
Periodicidade: Semestral

IMPERATRIZ NO FIM DO MUNDO: MEMÓRIAS DÚBIAS DE AMÉLIA DE LEUCHTEMBERG (1992), DE IVANIR CALADO – A MEDIAÇÃO ENTRE O TRADICIONALISMO E O DESCONTRUCIONISMO NUM ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO DE MEDIAÇÃO

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Gislaine Gomes, Gilmei Francisco Fleck
Autor Correspondente: Gislaine Gomes | [email protected]

Palavras-chave: Escrita híbrida de história e ficção.Romance histórico contemporâneo de mediação.Imperatriz no fim do mundo: memórias dúbias de Amélia de Leuchtemberg(1992)

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As várias manifestações da escrita híbrida de história e ficção têm composto um leque de   romances   que   evidenciam   a   constante   evolução   do   gênero   romance   histórico.   Mais recentemente,  o  gênero  passou  a  apresentar  romances  com  novas  características,  romances estes  que,  a  partir  dos  estudos  de  Fleck  (2017),puderam  encontrar  espaço  próprio  entre  as classificações e passaram a ser classificados dentro da fase mediadora do romance histórico e da modalidade  do  romance  histórico  contemporâneo  de  mediação.  Dentre  os  romances  estudados pelas  teorias  do  romance  histórico,  encontramos  a  obra  de  Calado  (1992) Imperatriz  no  fim  do mundo:  memórias  dúbias  de  Amélia  de  Leuchtemberg que  se  enquadra  no  que  os  estudos  de Fleck (2007;  2017) apontam  como  características  de  um  romance  histórico  da  mais  recente modalidade do gênero. Com base na trajetória dos romances híbridos de historia e ficção, e nas teorias  de  Hutcheon(1992), Menton  (1993),  Mata  Induráin  (1995),  Fleck  (2007; 2017), dentre outros, buscamos por meio deste artigo apontar reflexões que classifiquem o romance de Calado como mais um dos romances históricos contemporâneos de mediação.



Resumo Inglês:

The various manifestations of the hybrid writing of history and fiction have composed a range  of  novels  that  evidence  the  constant  evolution  of  the  historical  novel  genre.  More  recently, the genre started to present novels with new characteristics, novels that, from the studies of Fleck (2017), could find their own space between the classifications and began to be classified within the mediating  phase  of  the  historical  novel  and  the  modality  of  the  contemporary  historical  novel  of mediation.  Among  the  novels  studied  by  the  theories  of  the  historical  novel,  we  find  the  work  of Calado (1992) Imperatriz no fim do mundo: memórias dúbias de Amelia de Leuchtemberg that falls within what Fleck's studies (2007, 2017) point out as characteristics of a novel history of the most recent modality of the genre. Based on the trajectory of the hybrid novels of history and fiction, and in  the  theories  of  Hutcheon  (1992),  Menton  (1993),  Mata  Induráin  (1995),  Fleck  (2007,  2017), among others, we seek by means of this article to point out reflections that classify Calado's novel as yet another of contemporary historical mediation novels.