A representação das mulheres de òrìsà: análise da estereotipia feminina na narrativa de Jorge Amado e Conceição Evaristo

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

A representação das mulheres de òrìsà: análise da estereotipia feminina na narrativa de Jorge Amado e Conceição Evaristo

Ano: 2018 | Volume: 14 | Número: 26
Autores: Janete Fiori Leão, Thaizy Cristhine Salles Bento, Emerson da Cruz Inácio
Autor Correspondente: J. F. Leão, T. C. S. Bento, E. da C. Inácio | [email protected]

Palavras-chave: candomblé, representação, Jorge Amado, Conceição Evaristo, literatura, Ìtàn

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Tendo em perspectiva a reprodução recorrente de conceitos lesivos sobre as religiões afro-brasileiras e seus adeptos e simpáticos, este artigo parte da construção de personagens femininas relacionados ao Candomblé no romance Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado, e no conto “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo. Ademais, reflete-se de que maneira a representação do grupo social de adeptos e simpáticos desta crença dá-se na Literatura afro-brasileira, a qual tem por princípio esteticizar os sujeitos e a cultura negra de forma positiva. Simultaneamente, mantemos os ìtàn - textos mitológicos sobre os orixás - no horizonte, a fim de não perder de vista que lidamos antes com interpretações de uma fonte constituída que com uma criação arbitrária e puramente ficcional. Também partimos das proposições teóricas de Vagner Gonçalves da Silva, Mário Cesar Barcellos e Emerson da Cruz Inácio, a fim de ressaltar o compromisso da Literatura afro-brasileira com uma representação sensível e humanizada de personagens relacionados a esta religião culturalmente negra. A partir disto, é possível comprovarmos que, apesar de ambas as personagens possuírem qualidades relacionadas à Oxum, divindade yorubá cultuada no Brasil, a personagem amadiana possui características tidas como negativas na sociedade ocidental, enquanto que a evaristiana apresenta atributos socialmente positivos.



Resumo Inglês:

Taking into perspective the recurrent reproduction of prejudicial concepts to Afro-Brazilian religions and its supporters and sympathizers, this article starts with the construction of female characters related to the Candomblé in the novel Dona Flor e seus dois maridos, by Jorge Amado, and in the tale “Olhos d'água”, by Conceição Evaristo. Furthermore, it is reflected in how the social group representation of this belief is found in Afro-Brazilian Literature, which has as its principle to portrait the subjects and the black culture in a positive way. Simultaneously, we keep the ìtàn - mythological texts on the orixas - on the horizon, in order not to lose sight of what we have dealt before with interpretations of a constituted source that with an arbitrary and purely fictional creation. We also start from the theoretical propositions of Vagner Gonçalves da Silva, Mário Cesar Barcellos and Emerson da Cruz Inácio, in order to emphasize the commitment of the Afro-Brazilian literature with a sensitive and humanized representation character of characters related to this culturally black religion. Considering this, it is possible to prove that, although both characters possess qualities related to Oxum, yoruba divinity worshiped in Brazil, the amadiana character has negative characteristics in the Western society, while the evaristiana presents socially positive characteristics.