O ensino de literatura através da performance: algumas possibilidades

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

O ensino de literatura através da performance: algumas possibilidades

Ano: 2015 | Volume: 11 | Número: 21
Autores: Érica Rodrigues Fontes
Autor Correspondente: E. R. Fontes | [email protected]

Palavras-chave: ensino de literatura, performance, educação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho propõe uma metodologia de estudo da literatura a partir da performance de textos literários, principalmente através das ideias desenvolvidas por Richard Schechner sobre performance, por Augusto Boal em seu Teatro do Oprimido e por Umberto Eco sobre a obra aberta. Defendendo uma dessacralização do texto literário o objetivo é criar possibilidades de reflexão, a partir da literatura, mas que também abranjam os campos histórico, sociológico e político, entre outros. Ou seja, a literatura, além de ser discutida por si só, é base para a produção de outros campos artísticos e ramificações que também tratem da vida cotidiana. Aqui a metodologia é demonstrada a partir de exercícios com “Nós matamos o Cão Tinhoso”, de Luis Honwana, “O homem de areia”, de Erich Hoffmann e “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago, como vistos em algumas aulas de literatura e no projeto de extensão Os Federais, de performance de literatura. Também são apresentadas sugestões para explorações futuras.



Resumo Inglês:

This work proposes a methodology in the study of literature based on the performance of literary texts, mainly through the ideas developed by Richard Schechner about performance, by Augusto Boal in his Theater of the Oppressed and by Umberto Eco about the open work. Defending a dessacralization of the literary text, the aim is to create possibilities of reflection, from literature, but which also cover history, sociology and politics, among other fields. That is, literature, besides being discussed, will be the basis for the production of other artistic fields and ramifications which will also address daily life. Here the methodology is demonstrated based on exercises with Luis Honwana’s “We killed Mangy-dog”, Erich Hoffmann’s “Sandman” and José Saramago’s “The tale of the unkown island”, as seen in some literature classes and the extension project Os Federais, of performance of literature. Suggestions for future explorations are also presented.