A presença das obras de Arthur Miller no Brasil: um estudo sobre as montagens de suas peças nos palcos brasileiros

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

A presença das obras de Arthur Miller no Brasil: um estudo sobre as montagens de suas peças nos palcos brasileiros

Ano: 2015 | Volume: 11 | Número: 21
Autores: Éwerton Silva de Oliveira, Maria Sílvia Betti
Autor Correspondente: E. S. de Oliveira, M. S. Betti | [email protected]

Palavras-chave: Arthur Miller, teatro brasileiro, contexto histórico, crítica teatral

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo estudar as montagens das peças de Arthur Miller no Brasil, por meio da compilação e análise de textos críticos que falam sobre as produções de A Morte do Caixeiro Viajante, As Feiticeiras de Salém, Panorama Visto da Ponte e Depois da Queda no país. Todas estas peças tiveram suas primeiras montagens americanas entre os anos 40 e 60 – 1949, 1953, 1956 e 1964, respectivamente, e são, possivelmente, as obras mais famosas de Miller em solo brasileiro. Isto é comprovado pela imediatez com que os textos do dramaturgo norte-americano foram produzidos pela primeira vez nos palcos brasileiros: a diferença temporal entre a primeira produção nos EUA e a primeira encenação no Brasil de suas peças não chega a dez anos nos quatro casos citados. O estudo procura também relacionar estas montagens ao contexto histórico em que se inserem tanto o teatro nacional como o norte-americano (com fenômenos de perseguição política tal como o Macartismo e a ditadura militar), no intuito de detectar a importância dos textos de Miller para o teatro brasileiro, bem como para dramaturgos nacionais que discutem sua obra.



Resumo Inglês:

This article has as an objective to study the productions of Arthur Miller‟s plays in Brazil. This is done by the compilation and analysis of critical texts which discuss the performances of Death of a Salesman, The Crucible, A View from the Bridge and After the Fall in the country. All these works had their first American presentations in the theater among the forties and the sixties (1949, 1953, 1956 and 1964 respectively), and they are, possibly, Miller‟s most famous plays in Brazil. The proof of this fame is that, after their first U.S performances on stage, the Brazilian ones came soon after: the temporal difference between the first American and the first Brazilian production of his work is no more than ten years in the four plays mentioned. The research also tries to associate these productions with the historical context in which both Brazilian and American theater are inserted (with political persecution phenomena such as McCarthyism and the military dictatorship), in order to detect the importance of Arthur Miller‟s texts to the theater in Brazil, and also to the national playwrights who discuss his work.