A leitura analítica das crônicas “Roma, turistas e viajantes”, “Museus de Paris” e “Felicidade” tem como objetivo demonstrar a incidência da flânerie em Crônicas de viagem da escritora Cecília Meireles. A narradora personagem, representada pela figura do flâneur (aqui flâneuse), lança um olhar profundo e questionador sobre os seres e as coisas que se lhe apresentam durante seus passeios por espaços públicos. O caminhar lento e sem rumo é delineado por uma postura contemplativa, aspecto que motiva a inquietação e, como consequência, a sondagem metafísica. Dessa forma, consideramos que a flâneuse de Cecília Meireles é dotada de uma melancolia aristotélica, isto é, da melancolia em que a “bile negra” conduz à criação artística e ao conhecimento. No que tange à presença da poeticidade nos textos de Cecília Meireles, o referencial teórico de que nos valemos se fundamenta em críticos como Roland Barthes, Massaud Moisés, Todorov e Hugo Friedrich. Walter Benjamin subsidiou nosso estudo quanto à compreensão da figura do flâneur. Ainda que os temas desenvolvidos sejam marcados pelo questionamento existencial, concluímos que esse fator não depõe contra a graciosidade e a leveza. Nas crônicas de Cecília Meireles é possível a combinação entre singeleza e profundidade de ideias.
The analytical reading of the chronicles "Rome, tourists and travelers," "Paris Museums" and "Happiness" aims to demonstrate the incidence of dawdling in the travel writer Chronicles Cecilia Meireles. The narrator character, represented by the figure of the dawdler takes a deep and questioning look on the people and things that you have during your tours for public spaces. The walk slowly and aimlessly is outlined by a contemplative attitude, aspect that motivates restlessness and, as a consequence, metaphysics poll. Thus, we consider that dawdler Cecilia Meireles is equipped with an Aristotelian melancholy, that is, the melancholy in which "black bile" leads to artistic creation and knowledge. Regarding the presence of Cecilia Meireles in poetic texts, the theoretical framework that we are worth is based on critics like Roland Barthes, Massaud Moses, Todorov and Hugo Friedrich. Walter Benjamin subsidized our study on the understanding of the dawdling figure. Although the themes developed are marked by the existential question, we concluded that this factor did not witness against the grace and lightness. In the chronicles of Cecilia Meireles it is possible the combination of simplicity and depth of ideas.