Ensinando dramaturgia teatral para debater educação e diversidade de gênero

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ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

Ensinando dramaturgia teatral para debater educação e diversidade de gênero

Ano: 2013 | Volume: 9 | Número: 17
Autores: Denise Marcos Bussoletti, Vagner de Souza Vargas
Autor Correspondente: D. M. Bussoletti, V. de S. Vargas | [email protected]

Palavras-chave: educação, teatro, diversidade, ensino de dramaturgia, dramaturgia teatral

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A diversidade de gênero vem sendo uma temática constante na produção acadêmica. Abordagens educativas visando discutir essas questões costumam propor diferentes estratégias com o intuito de expandir essas reflexões. A realidade diária de transgêneros e os problemas enfrentados em uma sociedade que os estigmatiza a viverem em um patamar de marginalidade não têm recebido o devido destaque na dramaturgia teatral atual. O objetivo desse trabalho é descrever o projeto Dramaturgia Teatral para a Diversidade, desenvolvido pelo Núcleo de Arte, Linguagens e Subjetividades e pelo Programa Fronteiras da Diversidade, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas. Ademais, explicaremos como essas ações estão pautadas pelas concepções de Pedagogia da Fronteira e Estética da Ginga. Após a leitura dos textos produzidos pelo nosso grupo, observamos o ineditismo e a importância de oportunizarmos aos mais diferentes grupos sociais a possibilidade de fazerem suas vozes serem ouvidas e suas palavras serem lidas pela sociedade. O conteúdo das peças de teatro nos revelou um universo de problemáticas que ainda hoje afetam pessoas que não têm sua identidade de gênero classificada dentro da dicotomia imposta pela heteronormatização social.



Resumo Inglês:

The gender diversity has been a constant theme in the academic production. Educational approaches aiming to discuss these issues often propose different strategies to expand these reflections. The transgender people daily reality and the problems faced in a society that stigmatizes them to live at a level of marginality have not received emphasis in the current Brazilian theatrical dramaturgy. The aim of this article is to describe the project Theatrical Dramaturgy for Diversity, developed by the Nucleus of Arts, Languages and subjectivities and the Programme Boundaries of Diversity, at Institute of Education, from Federal University of Pelotas, southern Brazil. Moreover, we explain how these actions are guided by concepts of the Border Pedagogy and Aesthetics of Ginga. After reading the texts produced by our group, we realized the uniqueness and importance of giving opportunity to many different social groups the possibility of making their voices heard and their words read by society. The content of the plays has revealed a universe of problems that still affect people who do not have their gender identity classified into the dichotomy imposed by social heteronormativity.