Imagens do Brasil: o cinema nacional e o tema da Independência

Locus

Endereço:
Rua José Lourenço Kelmer - Campus Universitário - São Pedro
Juiz de Fora / MG
36036-330
Site: https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/
Telefone: (55) 3221-0231
ISSN: 1413-3024
Editor Chefe: Leandro Pereira Gonçalves
Início Publicação: 01/01/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Imagens do Brasil: o cinema nacional e o tema da Independência

Ano: 2000 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Regina Horta Duarte , Daniel W. Ferreira , Juno Alexandre V. Carneiro , Raquel M. Souza , Gabriel O.M. Ferreira , Natália R.R Araújo , Michelle M. de Oliveira
Autor Correspondente: Regina Horta Duarte , Daniel W. Ferreira , Juno Alexandre V. Carneiro , Raquel M. Souza , Gabriel O.M. Ferreira , Natália R.R Araújo , Michelle M. de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Cinema, História do Brasil, Independência do Brasil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Dois filmes do cinema nacional focalizam, sob ângulos muito diversos, os eventos relacionados ao processo de Independência do Brasil. Independência o Morte, do diretor Carlos Coimbra, estreou em 1972, durante as comemorações dos 150 anos de Independência, promovidas pelo governo Médice. Carlota Joaquina, de Carla Camurati, obteve um surpreendente sucesso de crítica e bilheteria em 1995, durante o governo Collor. Ambos constroem imagens diferenciadas acerca da história brasileira, imagens estas que passaram a integrar a memória coletiva de nossa sociedade. 



Resumo Inglês:

Two Brazilian films locus, from very different perspectives on events related to the process of Independence in Brazil. Independence ou Morte, directed by Carlos Coimbra, appeared in 1972 during the commemorations for the 150th anniversary of Brazilian Independence, sponsored by the Medici government Carlota Joaquima, by Carla Camurati enjoyed a surprising critical and financial success in 1995 during the Collor administration. Both construct different images about Brazilian history, Images that have bесоmе part of the collective memory of our society.