A ludicidade na alfabetização matemática no âmbito da educação infantil

Tangram Revista de Educação Matemática

Endereço:
Rua João Rosa Góes, 1761 - - Vila progresso
Dourados / MS
Site: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram
Telefone: (67) 3410-2002
ISSN: 2595-0967
Editor Chefe: Edvonete Souza de Alencar
Início Publicação: 29/08/2018
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

A ludicidade na alfabetização matemática no âmbito da educação infantil

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Eliete da Silva Cambraia, Me Nilce Léa Lobato, Dr. Rômulo Pereira Nascimento
Autor Correspondente: Eliete da Silva Cambraia | [email protected]

Palavras-chave: conhecimento matemático, aprendizagem, desenvolvimento infantil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

: O estudo tem como tema investigar as etapas do desenvolvimento infantil no processo de alfabetização e conhecimento matemático com o objetivo de identificar como a criança é vista pelo professor dentro da didática pedagógica na alfabetização matemática4 através de lúdico. A luz dos teóricos Piaget (2007), Vigostsky (2000), Pais (2006), será analisado o uso de jogos e brincadeiras na educação infantil, com base nas pesquisas de Kishimoto (2000), Brougére (2003) entre outros autores. Por meio da pesquisa de campo traremos resultados para o aprimoramento contínuo e com base no estudo qualitativo abordaremos a atividade lúdica como instrumento facilitador na sala de aula que irá permear uma educação de qualidade valorizando o sujeito em distintos campos do saber.



Resumo Inglês:

The purpose of this study is to investigate the stages of child development in the process of literacy and mathematical knowledge in order to identify how the child is seen by the teacher within the pedagogical didactics in mathematical literacy through games. In light of the theorists Piaget (2007), Vigostsky (2000), Parents (2006), will be analyzing the use of games in early childhood education, based on the researches of Kishimoto (2000), Brougére (2003) among other authors. Through the field research we will bring results for continuous improvement and based on the qualitative study. Also, from this study, we will addressplayfulness as a facilitator in the classroom that will flow onto a quality education valuing the subject in diferente fields of knowledge