O assédio á historia contínua: identidade e narrador em El hombre que amaba los perros (O Homem que Amava os Cães)

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

O assédio á historia contínua: identidade e narrador em El hombre que amaba los perros (O Homem que Amava os Cães)

Ano: 2013 | Volume: 9 | Número: 16
Autores: Manuel F. Medina
Autor Correspondente: M. F. Medina | [email protected]

Palavras-chave: romance histórico, Pós-modernismo, El hombre que amaba los perros

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe que a prolífica produção de romances históricos que começou na década de setenta ainda continua. Os romancistas usam a história para revisar a apresentação do passado, os mitos e também tentar desmentir as ―falsas‖ versões tidas como verdadeiras na imaginação nacional. O trabalho analisa o romance El hombre que amaba los perros (2009), do escritor cubano Leonardo Padura, para explorar como o romance histórico latino-americano continua a proliferar-se vertiginosamente, com as mesmas características que o destacaram desde seu surgimento a meados do século vinte.



Resumo Inglês:

This article poses that the prolific output of historical novels that began in Latin American after 1975 with the publication of texts that explore and revise the arrival of the Spaniards to American has not stopped. Writers use history as a means of revise the presentation of the past, revise myths and attempt to settle ―false‖ versions of historical accounts that have been embedded into the national imaginary. The paper uses the Cuban novel, El hombre que amaba los perros (2009) representation of the life of Leon Trotsky, bolshevik activist and leader who died murdered by Ramón Mercader. The novel uses several narrative voices to discover the identity of not Trotsky, but of his executioner who meets him in a Cuban beach after he had served his sentence in a Mexico City prison.