Neste artigo objetivamos analisar a promoção das artes visuais no estado do Pará (Brasil) implementada por meio de políticas públicas para a cultura entre os anos de 2005 e 2015. Para isso, realizamos um mapeamento dessas ações a partir de documentos como os Planos Plurianuais do Governo do Estado do Pará e informações coletadas dos websites da Prefeitura Municipal de Belém. A descrição e análise desse mapeamento foi realizada em diálogo com uma revisão de literatura referente às três gerações de políticas públicas na área da cultura: 1) formação de identidade e preservação do patrimônio; 2) intervenção e regulação econômica; 3) produção e difusão cultural. Por fim, identificamos que no estado do Pará a difusão da cultura consagrada ainda é priorizada em detrimento das políticas que proporcionem instrumentos para práticas culturais autônomas, abarcando políticas públicas governamentais neoliberais e indicando a ausência de ações mais sistemáticas de fomento a minorias sociais.
This work aims to analyse the promotion of visual arts in the state of Pará (Brazil) implemented by public policies to culture between 2005 and 2015. We present a mapping about governamental actions, from a survey and analysis of documents such as Pluriannual Plans of the Government of the State of Pará and information from the official website of the prefecture of Belém. The description and analysis of this mapping was based in a literature review about three generation of public policies to culture: 1) identity formation and preservation of the patrimony; 2) intervention and economic regulation; 3) production and cultural diffusion. We identified that in the State of Para the diffusion of consecrated culture is still prioritized instead of policies that guarantee autonomous cultural practices, beyond the presence of neoliberals public policies and indicating the abscence os sistematic actions for the cultural develepoment of social minorities.