JOSÉ GODOY GARCIA E A POÉTICA PRETA-E-BRANCA: IMAGENS COTIDIANAS DE UM REALISMO AFRO-GOIANO

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Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

JOSÉ GODOY GARCIA E A POÉTICA PRETA-E-BRANCA: IMAGENS COTIDIANAS DE UM REALISMO AFRO-GOIANO

Ano: 2014 | Volume: 10 | Número: 18
Autores: Augusto Rodrigues da Silva Junior, Ana Clara Magalhães de Medeiros
Autor Correspondente: A. R. da Silva Junior, A. C. M. de Medeiros | [email protected]

Palavras-chave: Godoy Garcia, poesia, Centro-Oeste

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho é analisar o poeta goianobrasiliense José Godoy Garcia a partir da relação entre uma poética preta-e-branca e elementos da cultura negra, popular e cotidiana. Sua trajetória é marcada pelo intercurso entre o centro do país e suas características sertanejas, cerradeiras e as transformações a partir da fundação de Brasília. Definições de belo entoaram um canto geral centroestino e suas fábulas de recriação do cerrado alicerçaram um sentido histórico da produção fora do cânone, cuja cartografia foi traçada pela experiência do suor derramado – na terra, pelas mãos do trabalhador; no papel, pelas mãos do poeta. Ligado ao homem do povo, sua visão lhe permitiu uma análise profunda das migrações existenciais e sociais e sua poesia (1948-1999) abordou as necessidades urgentes do indivíduo, os aspectos efêmeros do cotidiano e, neste caso específico de análise, a presença do negro em condições precárias de pobreza material, mas nunca de existência.



Resumo Inglês:

This work intends to analyze the poet José Godoy Garcia, born in Goiás and grown in Brasília, from the relation between a blackand-white poetic and elements from the Afro-American, popular an ordinary culture. Garcia’s trajectory is flagged by the interrelations between the center of the country with genuine characteristics and its transformations since Brasília’s foundation. Definitions of beauty made a general song from Centro-Oeste, recreating cerrado’s legends, which has based a historical sense to the production created out of the canon, this one developed by the experience of sweat poured – in the floor, by workers; in the paper, by poets. As a popular man, his vision allowed him to make deep analyses of socials and humans migrations and his work (1948-1999) showed the more urgent man’s necessities, the ordinary aspects of real life and, in this specific article, the presence of the Afro-American in poor material conditions, but never poor conditions of existing.