Este paper sintetiza algumas reflexões sobre os efeitos entre o fazer política, a constituição dos sujeitos individuais (caciques), coletivos (“cacicados”) e a territorialidade Tupinambá efetivada, sobretudo, nas “retomadas de terras” e na consolidação de aldeias que se espalham no perímetro da Terra Indígena Olivença. Ao longo deste século XXI, os Tupinambá têm se mostrado como ávidos protagonistas nas ações de “retomadas de terras” que estão vinculadas a um processo de organização espacial, social e política muito peculiar .Ademais, em meio ao panorama da política ameríndia, procura-se mapear o emaranhado de relações que definem e são definidas por uma multiplicidade de sujeitos que configuram redes e circuitos próprios. O “movimento” indígena se apresenta aqui tanto como uma ferramenta de luta e visibilidade étnica para o exterior, quanto como mola propulsora para acionar os princípios de aproximação e afastamento próprios à ação política ameríndia.
This paper summarizes some reflections on the effects between making politics, the constitution of individual subjects (caciques), collectives (“cacicados”) and the Tupinambá territoriality carried out, above all, in the “repossession of lands” and in the consolidation of villages that spread out on the perimeter of the Olivença Indigenous Land. Throughout this twenty-first century, the Tupinambá have shown themselves to be avid protagonists in the actions of “repossession of land” that are linked to a very peculiar process of spatial, social and political organization. to map the tangle of relationships that define and are defined by a multiplicity of subjects that configure their own networks and circuits. The indigenous “movement” is presented here both as a tool of ethnic struggle and visibility to the outside, as well as a driving force to activate the principles of approach and removal typical of Amerindian political action.
Este artículo resume algunas reflexiones sobre los efectos entre hacer política, la constitución de sujetos individuales (caciques), colectivos ("cacicados") y la territorialidad de Tupinambá llevada a cabo, sobre todo, en la "recuperación de tierras" y en la consolidación de pueblos que se extienden en el perímetro de la tierra indígena de Olivença. A lo largo de este siglo XXI, los Tupinambá han demostrado ser ávidos protagonistas en las acciones de "recuperación de tierras" que están vinculadas a un proceso muy peculiar de organización espacial, social y política. para mapear la maraña de relaciones que definen y se definen por una multiplicidad de sujetos que configuran sus propias redes y circuitos. El "movimiento" indígena se presenta aquí como una herramienta de lucha étnica y visibilidad hacia el exterior, así como una fuerza impulsora para activar los principios de enfoque y retirada propios de la acción política amerindia.
Cet article résume quelques réflexions sur les effets entre faire de la politique, la constitution de sujets individuels (caciques), collectifs («cacicados») et la territorialité de Tupinambá menée, surtout, dans la «restitution des terres» et dans la consolidation des villages qui s'étalent sur le périmètre de la terre indigène d'Olivença. Tout au long de ce XXIe siècle, les Tupinambá se sont montrés de fervents protagonistes dans les actions de «restitution des terres» liées à un processus très particulier d'organisation spatiale, sociale et politique. De plus, au milieu du panorama de la politique amérindienne, cartographier l'enchevêtrement des relations qui définissent et sont définies par une multiplicité de sujets qui configurent leurs propres réseaux et circuits. Le «mouvement» indigène est présenté ici à la fois comme un outil de lutte ethnique et de visibilité vers l'extérieur, ainsi que comme un moteur pour activer les principes d'approche et d'éloignement typiques de l'action politique amérindienne.