Este estudo tem por finalidade analisar as obras “O que é punk”, de Antônio Bivar (1982), e “Absurdo da Realidade: o movimento Punk”, de Helenrose Pedroso e Heder Souza (1983), procurando evidenciar as condicionantes que compuseram o seu lugar social de produção, para, num segundo momento, focalizar aspectos acerca da emergência do punk no Brasil, em consonância com a análise das aproximações teóricas e metodológicas que permearam estes empreendimentos.
This study has the purpose of analyzing the pieces “what is punk "2 , by Antônio Bivar (1982) and “Absurd of Reality: the punk movement3 ” (Absurdo da Realidade: o movimento Punk), by Helenrose Pedroso and Heder Souza (1983), trying to show the conditions that composed its Social place of production, in order to, secondly, focus on aspects of the emergence of punk in Brazil, in consonance with the analysis of the theoretical and methodological approaches that permeated these ventures.
Este estudio tiene como objetivo analizar los trabajos “O que é punk”, de Antônio Bivar (1982), y “Absurdo da Realidade: O movimento Punk”, de Helenrose Pedroso y Heder Souza (1983), tratando de poner las condiciones que sirvieron de lugar social de las producciones, para, en un segundo momento, centrarse en los aspectos de la aparición del punk en Brasil, en análisis de los enfoques teóricos y metodológicos que impregnaron estos desarrollos.