OBJETIVO: Compreender as percepções acerca da gravidez de adolescentes gestantes residentes no município de Correntes-Pernambuco-Brasil.
MÉTODOS: Trata-se de pesquisa qualitativa à luz da abordagem história de vida. Foram realizadas entrevistas abertas com onze gestantes entre dez e dezenove anos de idade, residentes no município, no período de fevereiro a julho de 2016. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo temática.
RESULTADOS: Na percepção das entrevistadas ocorreram mudanças em suas vidas principalmente no que se refere ao modo de se vestir e de se relacionar, além do sentimento de acréscimo de responsabilidades. Todas relataram falta de planejamento para gravidez e ausência do uso de métodos contraceptivos previamente. Algumas referiram desejo pela maternidade, além de relacionarem a gravidez à concretização de um sonho.
CONCLUSÃO: A gravidez foi interpretada positivamente pelas adolescentes participantes do estudo, significando mudanças nos âmbitos individual, conjugal e social.