Este artigo surge a partir de debates sobre a religião de mulheres no Cristianismo Primitivo. Enquanto se discute o papel de lideranças, apóstolas e mulheres mártires, optamos por enfatizar a presença feminina no Além-Mundo. Após apresentar a fonte e alguns comentários explicativos da mesma, destaco nela (Apocalipse de Paulo) como as mulheres consideradas pecadoras condenadas ao Inferno são retratadas e por quais pecados são punidas. Posteriormente, a partir de uma hermenêutica feminista de Tina Pippin, discuto o tema do tratamento geral que é dado às mulheres na literatura apocalíptica.
This essay rises from discussions about the women´s religions practices in Early Christianity. While so much is studied about the women in leadership, acting as apostles and martyrs, this essay propose to look for the female presence on the Other-World. After showing the sources and some commentaries about it, we highlight on this, (Visio Pauli, Apocalypse of Peter and Apocryphal Acts of Filip) how women treated as sinners and fated to Hell are represented and for wich sins those women are punished. Then, from feminist hermeneutics of Tina Pippin, we discuss the theme of general treatment received by women in the Apocaliptic Literature.
Este artículo surge de debates sobre la religión de las mujeres en el cristianismo primitivo. Mientras discutíamos el papel de los líderes, apóstoles y mujeres mártires, elegimos enfatizar la presencia femenina en el Allá- Mundo. Después de presentar la fuente y algunos comentarios explicativos al respecto, destaco en ella (Apocalipsis de Pablo, Apocalipsis de Pietro y Actos Apócryfos de Filip) cómo se retratan las mujeres consideradas pecadores condenados al Infierno y por qué se castigan los pecados. Más tarde, de una hermenéutica feminista de Tina Pippin, discuto el tema del tratamiento general que se le da a las mujeres en la literatura apocalíptica.