Religiosidades em trânsito: As motivações declaradas por mulheres e homens para a mobilidade religiosa na IEAD - MSBC

Mandrágora

Endereço:
Rua do Sacramento - n 230 - Rudge Ramos
São Bernardo do Campo / SP
09640-000
Site: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MA/index
Telefone: (11) 4366-5537
ISSN: 2176-0985
Editor Chefe: Sandra Duarte de Souza
Início Publicação: 01/02/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

Religiosidades em trânsito: As motivações declaradas por mulheres e homens para a mobilidade religiosa na IEAD - MSBC

Ano: 2013 | Volume: 19 | Número: Não se aplica
Autores: E. R. da Costa
Autor Correspondente: E. R. da Costa | [email protected]

Palavras-chave: Secularização, trânsito religioso, pentecostalismo, Assembleia de Deus

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O campo religioso brasileiro apresenta, em sua configuração atual, uma formatação identitária extremamente diversa daquela observada em décadas anteriores. A partir dessa consideração, emerge uma problemática significativa – como compreender essas mudanças? Por que um cenário, antes extremamente resistente a transformações, agora se abre aos ventos modernizantes permitindo a recomposição de suas formas religiosas? Ora, a construção de novas identidades e a reordenação dos padrões religiosos podem ser compreendidas a partir do fenômeno do trânsito religioso considerando ser possível identificar na movimentação dos sujeitos uma dinâmica que estabelece alterações, tanto no caráter institucional e litúrgico dos grupos quanto na vivência prática dos fiéis, promovendo inéditos e provisórios sistemas simbólicos. Diante da multiplicidade de oferta, os sujeitos apresentam uma mobilidade incessante em um processo de ressignificação permanente formando efêmeros mosaicos nos quais se distinguem múltiplas cores, formas, espaços, demandas, motivações, comportamentos, interesses, habitus, tradições, símbolos, disposições, estratégias, gostos e combinações. A partir dos postulados das Ciências da Religião, este artigo propõe-se a analisar esse evento tendo como universo de observação a Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD, Ministério São Bernardo do Campo (MSBC). Objetiva demonstrar, mediante a interpretação do conjunto de dados obtidos em pesquisa de campo correlacionado com os fundamentos teóricos, quais são as motivações de gênero, classe, geracional e de etnia para o trânsito de homens e mulheres que circulam das mais diversas alternativas para esse grupo religioso.



Resumo Inglês:

In its current configuration, the Brazilian religious field has an extremely diverse formatting of identity from that observed in previous decades. From this consideration emerges a significant problematic – how to understand these changes? Why a scenario before highly resistant to change, nowadays it is opened to the modern winds allowing the recovery of its religious forms? Now, the construction of new identities and the reordering of religious standards can be understood from the phenomenon of religious transit, considering it is possible to identify in the movement of individuals a dynamic that establish changes in both institutional and liturgical character of the groups, as well as in living of practice of the faithful, encouraging original and provisional symbolic systems. Given the multiplicity of supply, the subjects have a constant mobility in a continuous process of redefinition, forming ephemeral mosaics that are distinguished in multiple colors, shapes, space, demands, motivations, behaviors, interests, habitus, traditions, symbols, rules, strategies, tastes and combinations. From the postulates of the Religious Sciences, this article proposes to examine this event as the universe of observation with the Evangelical Assembly of God Ministry Sao Bernardo do Campo. It aims to demonstrate, through the interpretation of the data set obtained in field research correlated with the theoretical foundations, what are the motivations of gender, class, generational and ethnic group for the transit of men and women who move in many different alternatives for this religious group.