Muitos dos povos nativos brasileiros tinham uma visão distinta acerca da homossexualidade, vista hoje em dia como anormal por alguns setores. Após a chegada dos colonizadores e do cristianismo com suas concepções acerca do “pecado nefasto” e consequente catequese dos povos indígenas, foi-se modificando o conceito até então existente. O presente estudo tem como objetivo refletir acerca das modificações dessas conceituações e o enrijecimento para novas desconstruções. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Foram encontrados relatos de respeito e inclusão de pessoas independentemente da orientação sexual em outros povos de organização cultural e religiosas não dominantes. Observa-se o predomínio privilegiado que um certo tipo de religiosidade se impõe acima da democracia, dificultando a efetivação de um estado laico. Observa-se a necessidade da construção de mecanismos que auxiliem na manutenção da laicidade do Estado.
Many of the Brazilian native peoples had a different view about homosexuality, seen today as abnormal for some sectors. After the arrival of the colonizers and Christianity with its notion of “nefarious sin” and subsequent catechesis of indigenous peoples, there were changes in the concept until then existing. This study aims to reflect about the modifications of these conceptions and stiffening for new deconstructions. This is a bibliographic research. We find reports on respect and inclusion of persons regardless of sexual orientation in other peoples’s cultural and religious organization not dominant, watching the privileged predominance that a certain kind of religiosity is imposed over democracy, hindering the realization of a secular state. It notes the need to build mechanisms that assist in the maintenance of the secular State.
Muchos de los pueblos originarios brasileños tenían una visión distinta acerca de la homosexualidad, considerada hoy como anormal para algunos sectores. Después de la llegada de los colonizadores y el cristianismo con su noción del “pecado nefando” y posterior catequesis de los pueblos indígenas, ido modificadores el concepto hasta entonces existente. Este estudio tiene como objetivo reflexionar sobre las modificaciones en estos conceptos y el endurecimiento para nuevas deconstrucciones. Se trata de una búsqueda en la literatura. Por el respeto y la inclusión fueron los informes de los personas independientes de la orientación sexual en la organización cultural y religiosa de otras personas no dominante, viendo el predominio privilegiada que se impone un cierto tipo de religiosidad sobre la democracia, lo que dificulta la realización de un Estado laico. Señala la necesidad de crear mecanismos que ayudan en el mantenimiento de la laicidad del Estado.