Este artigo busca analisar o papel exercido pelos elementos pictóricos de desenho e colorido dentro da pintura tardia do artista oitocentista francês Gustave Moreau, utilizando como ferramenta teórica o conceito de “forma simbólica” de acordo com as concepções de Ernst Cassirer e Erwin Panofsky. Argumenta-se que a noção de “forma simbólica” oferece a possibilidade de integrar os aspectos visuais e simbólico-filosóficos peculiares a esse período da pintura de Moreau, quais sejam: a dissociação da linha e da mancha e a construção de uma mitopoese que explora dualismos como o de espírito e matéria.
This paper intends to analyze the role played by the pictorial elements of drawing and color in the late painting of the french nineteenth-century artist Gustave Moreau, using as a theoretical tool the concept of “symbolic form” according to the understandings of Ernst Cassirer and Erwin Panofsky. It is argued that the notion of “symbolic forms” offers the possibility of an integration between the visual and philosophical-symbolic aspects peculiar to this period of Moreau’s oeuvre, that is: the dissociation of line and masses and the construction of a mythopoesis which explores dualisms such as that of spirit and matter.
Este artículo busca analizar el papel desempeñado por los elementos pictóricos de dibujo y colorido dentro de la pintura tardía del artista francés del siglo XIX, Gustave Moreau, utilizando como una herramienta teórica el concepto de “forma simbólica” según las concepciones de Ernst Cassirer y Erwin Panofsky. Se argumenta que la noción de "forma simbólica" ofrece la posibilidad de integrar los aspectos visuales y simbólico-filosóficos peculiares de este período de la pintura de Moreau, a saber: la disociación de la línea y la mancha y la construcción de una mitopoésis que explora dualismos como el espíritu y la materia.