Neste artigo, apresento uma discussão sobre os eventos musicais que compõem os circuitos de lazer de jovens “afinados” com o gótico – uma cultura alternativa que se tornou popular na Inglaterra no final dos anos 1970 – na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre como esses jovens vivenciam uma experiência com o universo gótico em diferentes espaços e eventos apontando para o caráter híbrido, fluído e espontâneo dos encontros. Nesses eventos, os jovens se abrem a novas experiências subjetivas que lhes permitem dissolver identidades, inovar os códigos e se movimentar desordenadamente. Nas festas, intensificam-se os processos de desterritorialização (DELEUZE, 1977) através do encontro com a alteridade. De modo geral, este artigo refere-se aos fluxos descontínuos que constantemente reconfiguram as experimentações juvenis.
In this paper, I present a discussion about the musical events that compose the leisure circuits of young people who has an affinity with Gothic – an alternative culture that became popular in England in the late 1970s – in the city of Fortaleza, Ceará, Brazil. The research aimed to reflect on how these young people experience the gothic universe in different spaces and events pointing to the hybrid, fluid and spontaneous nature of encounters. In these events, young people open up to new subjective experiences that allow them to dissolve identities, innovate codes and move without order. At parties, the processes of deterritorialization are intensified (DELEUZE, 1977) through the encounter with otherness. In general, this article refers to the discontinuous flows thatconstantly reconfigure youth experimentation.