O artigo aborda alguns dos estratagemas que os homens de letras, no universo literário carioca dos decênios de 1910 e 1920, se valeram para desconstruir a reputação de colegas ou de confrades da própria Academia Brasileira de Letras. É objeto de análise o Diário secreto (1954), de Humberto de Campos, cujos recortes considerados balizam formas como a ironia, a anedota ou os trocadilhos jocosos como farpas lançadas direta ou indiretamente. A tese de Sérgio Buarque de Holanda (1936) do “homem cordial”, ampliada por João Cezar de Castro Rocha (1998), é validada pelos discursos de Brito Broca (1979 e 1993), Roberto Ventura (1991), Flora Süssekind (1985) e Lincoln de Souza (1961), que renderam análise às mais distintas polêmicas literárias ocorridas no Brasil, do século XIX ao XX.
The article approaches some of the stratagems that men of language, in the Rio de Janeiro literary universe of the decades of 1910s and 1920s, used to deconstruct the reputation of colleagues or confreres of the Brazilian Language Academy. The object of analysis is o Diário secreto (1954) by Humberto de Campos, whose considered indentations indicate styles such as irony, anecdotes and joking puns such as direct or indirect barbs. The thesis of Sérgio Buarque de Holanda (1936) of the “cordial man”, enlarged by João Cezar de Castro Rocha (1998), is validated through the discourses of Brito Broca (1979 and 1993), Roberto Ventura (1991), Flora Süssekind (1985) and Lincoln de Souza (1961), which rendered the most distinctly literarily polemic occurred in Brazil in the 19th and 20th centuries.