VERSÕES DO FEMININO EM AS HORAS: PERSPECTIVAS COMPARADAS ENTRE LITERATURA E CINEMA
Ano: 2008 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Antônio João Galvão de Souza, Glacy Magda de Souza Machado, Marina Cardozo Mesquita, Paulo Alberto da Silva Sales Autor Correspondente: Paulo Alberto da Silva Sales | [email protected]
Palavras-chave: Literatura comparada, Literatura e cinema, Pós-modernidade.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo é o resultado de uma análise comparada do romance As Horas, de Michael Cunningham, e do filme As Horas, de Stephen Daldry. Primeiramente, analisamos aspectos da intertextualidade, o que nos faz situar a referida obra como pastiche, além de refletirmos sobre a pós-modernidade e sobre a fragmentação de identidades no século XX. Procedemos, então, a uma análise intersemiótica com o filme homônimo, lançado em 2002, por considerarmos a importância da interação entre estas duas formas de linguagem, a escrita e a visual, nos estudos contemporâneos. Por fim, tendo em vista as concepções de identidade na pós-modernidade, encerramos com um breve estudo sobre o feminino e o homoerotismopresente em As Horas.