O artista português Luiz Candido Furtado Coelho pode ser considerado um dos responsáveis pela implantação do realismo teatral no Brasil. Tendo chegado em terras brasileiras em 1856, Furtado Coelho, em nosso país, desenvolveu trabalhos de ator, ensaiador e empresário teatral, sendo que como ator dramático atuou em peças que foram grande sucesso de público no Teatro Ginásio do Rio de Janeiro. A partir destas considerações, este artigo tem como objetivo, portanto, abordar o segundo período de trabalho de Furtado Coelho no Brasil, ou seja, a passagem do artista português por outras províncias brasileiras, tais como São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Nesta nova temporada, iremos analisar as peças encenadas pelo ator, as quais envolvem em sua maioria dramas de escritores franceses, portugueses e brasileiros, a repercussão do trabalho apresentado, além das polêmicas que o artista se envolveu com alguns empresários teatrais da região nordeste do país.
The Portuguese artist Luiz Candido Furtado Coelho can be considered one of the responsible for the implantation of theatrical realism in Brazil. Having arrived in Brazil in 1856, Furtado Coelho, in our country, developed works of actor, theatrical director and theatrical businessman, and as a dramatic actor he performed in plays that were a great success at the Ginásio Theater in Rio de Janeiro. Based on these considerations, this article aims to address the second period of work of Furtado Coelho in Brazil, that is, the Portuguese artist 's passage through other Brazilian provinces, such as São Paulo, Rio Grande do Sul and Pernambuco. In this new season, we will comment on the plays staged by the actor, which mostly involve dramas of French, Portuguese and Brazilian writers, the repercussion of the work presented, besides the controversies that the artist got involved with some theatrical businessman of the northeast region of the country.