Resumo Português:
O presente trabalho propõe, a partir da perspectiva dos estudos sobre o realismo
contemporâneo brasileiro, uma leitura dos contos "Creme de Alface" (1995) e “Anotações Sobre Um
Amor Urbano” (1987), ambos do escritor Caio Fernando Abreu. Fundamentado nas estratégias
narrativas dos contos estudados, e subsidiado pelos estudos dos teóricos Renato Cordeiro Gomes
(2012), Karl Erik Schøllhammer (2011) e Ângela Maria Dias (2005) sobre a presença do espaço urbano
no realismo contemporâneo brasileiro, analiso os efeitos literários dessa representação na construção
narrativa dos dois textos do livro Ovelhas Negras (1995), composto apenas por contos excluídos dos
trabalhos anteriores do escritor Caio Fernando Abreu e, por isso, chamados pelo autor ora de ovelhas
negras ora de ervas daninhas. Quando falo em construção narrativa, refiro-me não somente aos
artifícios e signos linguísticos, mas também à forma textual que os contos assumem em uma tentativa
de incorporar os aspectos temáticos das narrativas, forma essa que é teorizada por Leyla Perrone-
Moisés em Flores da Escrivaninha (1999). Assim, proponho um estudo a respeito da escrita de Caio
Fernando Abreu, a qual chamo de escrita da violência por ser, ela própria, uma forma de transgressão
que alude à representação de um espaço urbano caracterizado pela desordem social.
Resumo Inglês:
This academic work proposes a reading of the short stories "Creme de Alface" (1995) and
"Anotações Sobre Um Amor Urbano" (1987), both by Caio Fernando Abreu, from the perspective of
studies on Brazilian contemporary realism. Based on the narrative strategies of the short stories studied,
and subsidized by the studies of Renato Cordeiro Gomes (2012), Karl Erik Schøllhammer (2011) and
Ângela Maria Dias (2005) on the presence of urban space in contemporary brazilian realism, I analyze
the effects of this representation in the construction narrative of the two texts of the book Ovelhas Negras
(1995), composed only of short stories excluded from the previous works of Abreu and, therefore, called
by the author sometimes of black sheep sometimes of weeds. When I refer to narrative construction, I
am referring not only to the artifices and linguistic signs, but also to the textual form that the texts
assume in a attempt to incorporate the thematic aspects of the narratives, a form that is theorized by
Leyla Perrone-Moisés in Flores da Escrivaninha (1999). Thus, I propose a study about the writing of
Abreu, which I call violence writing because it is, itself, a form of transgression that alludes to the
representation of an urban space characterized by social disorder.