A expressão na teoria de símbolos de Nelson Goodman e a obra "Carretéis" (1958) de Iberê Camargo

Revista Escripturas

Endereço:
Rodovia BR 203, Km 2 s/n - Vila Eduardo
Petrolina / PE
56328-900
Site: https://www.revistaescripturas.com/
Telefone: (87) 3866-6468
ISSN: 2526-6543
Editor Chefe: Fernando Mattiolli Vieira
Início Publicação: 01/03/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A expressão na teoria de símbolos de Nelson Goodman e a obra "Carretéis" (1958) de Iberê Camargo

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: M. M. Finger
Autor Correspondente: M. M. Finger | [email protected]

Palavras-chave: Filosofia Analítica, Nelson Goodman, Iberê Camargo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste texto é analisar especificamente uma obra contida na série Carretéis do artista Iberê Camargo a partir da teoria cognitivista de Nelson Goodman. Para isso, buscou-se suporte na filosofia desse autor, compreendendo a representação artística como uma importante atividade cognitiva pertencente a uma linguagem ou como um sistema de símbolos não verbais. Assim, este artigo considera a obra de Iberê denominada Carretéis (1958) sob a teoria de Goodman para mostrar como Iberê Camargo construiu um mundo mediante o símbolo carretel. Iniciamos com uma breve exposição sobre Iberê, Goodman e sua teoria de símbolos e o modo de referência “expressão”, e a seguir analisaremos a obra citada. Para fornecer uma análise cognitivista da obra destacada neste trabalho aplicamos um dos conceitos sensibilizadores propostos por Goodman como modos de referência, a expressão.



Resumo Inglês:

The objective of this text is to analyze specifically a work contained in the series Carretéis of the artist Iberê Camargo from the cognitivist theory of Nelson Goodman. For this, support was sought in the philosophy of this author, understanding the artistic representation as an important cognitive activity belonging to a language or as a system of nonverbal symbols. So, this article considers the work of Iberê called Carretéis (1958) under Goodman's theory to show how Iberê Camargo built a world through the symbol “carretel”. We begin with a brief exposition about Iberê, Goodman and his theory of symbols and the mode of reference "expression", and then we will analyze the work cited. To provide a cognitivist analysis of the work highlighted in this paper we apply one of the sensitizing concepts proposed by Goodman as reference modes, the expression.