O presente artigo visa construir, a partir de breve análise das letras das canções e da montagem cinematográfica escolhidas por Eduardo Coutinho para o documentário As Canções (Brasil, 2001), um paralelo entre a representação de brasileiros e parte da literatura que aborda o tema, mais especificamente em obras de Marilena Chauí e Darcy Ribeiro. O texto é iniciado apresentando-se o contexto da utilização do gênero canção como elemento representativo da sociedade, da história do documentário e posteriormente, apresenta-se um retrato da sociedade brasileira em relação à análise de personagens da peça audiovisual propriamente dita. Como resultados da análise, é possível observar que o diretor de As Canções, se utilizou do gênero canção, em especial do texto dessas, e da escolha das obras como parte do processo de produção do filme e como forma de representação de parte da sociedade brasileira.
This article aims to build, from a brief analysis of the lyrics of the songs and cinematographic editing chosen by Eduardo Coutinho for the documentary As Canções (Brasil, 2001), a parallel between the representation of Brazilians and part of the literature that addresses the theme, more specifically in works by Marilena Chauí and Darcy Ribeiro. The text begins by presenting the context of the use of the song genre as a representative element of society, of the history of the documentary and later, it presents a portrait of Brazilian society in relation to the analysis of characters in the audiovisual piece itself. As a result of the analysis, it is possible to observe that the director of As Canções, used the song genre, especially the text of these, and the choice of works as part of the film production process and as a way of representing part of Brazilian society.