O ensino de arte para a educação básica à luz dos ordenamentos vigentes: paradoxos em análise

Revista da Tulha

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ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

O ensino de arte para a educação básica à luz dos ordenamentos vigentes: paradoxos em análise

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Daiane Solange Stoeber da Cunha, Sonia Regina Albano de Lima
Autor Correspondente: Daiane Solange Stoeber da Cunha | [email protected]

Palavras-chave: Ensino Artístico, Educação Básica, Educação Superior, Integração das Artes, Formação Docente.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo traz parte da investigação de doutorado que aborda a integração das artes na formação de professores de Arte da Educação Básica no Brasil. A incongruência existente entre o hibridismo que caracteriza parte da produção artística contemporânea e a maneira como se processa o ensino das artes nos cursos superiores, em contraposição a uma atuação docente polivalente na educação infantil e no ensino fundamental, suscita uma reflexão crítica mais profunda. Desde 1960 a Educação Básica tem privilegiado um ensino artístico polivalente, contexto reafirmado pela recente BNCC (Base Nacional Comum Curricular), enquanto as Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior valorizam uma formação específica em cada uma das linguagens artísticas. Nesse sentido o presente artigo se propõe a analisar e compreender a trajetória dos ordenamentos destinados ao ensino artístico com o intento de compreender as suas incongruências, o que precisa ser remodelado ou mantido e como adequar as matrizes curriculares dos cursos de arte a esse conjunto ordenatório.



Resumo Inglês:

This article presents part of the doctoral research that addresses the integration of the arts in the training of Art teachers of Basic Education in Brazil. The inconsistency between the hybridism that characterizes part of contemporary artistic production and the way in which the teaching of arts in higher education is carried out, as opposed to a polyvalent teaching role in early childhood education and elementary education, raises  a  deeper  critical  reflection.  Since  1960  Basic  Education  has privileged a multipurpose artistic teaching, a context reaffirmed by the recent  BNCC  (National  Common  Curricular  Base),  while  the  Curricular Guidelines for Higher Education value a specific formation in each of the  artistic  languages.  In  this  sense,  this  article  proposes  to  analyze and understand the trajectory of the orders for artistic teaching with the intention of understanding their inconsistencies, what needs to be remodeled or maintained and how to adapt the curricular matrices of art courses to this ordering set.