A viola, assim como a maioria dos instrumentos de cordas dedilhadas, é um instrumento voltado para pessoas simples, muitas vezes sem o devido acesso ao aprendizado musical tradicional. Relevante notar que o estudo tradicional da viola se dava de forma oral sem que se precisasse usar algum modo de escrita, desenvolvendo-se um sistema de tablatura somente em tempos posteriores. O escopo deste trabalho é discorrer sobre a leitura e escrita para a viola brasileira, trazendo à luz o que era produzido e registrado para os instrumentos de cordas dedilhadas e seus desdobramentos, o que influenciou a escrita da viola brasileira, um instrumento da família dos cordofones. Assim sendo, esse artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades de escrita e produção composicional para esse instrumento. Devido ao seu enraizamento no Brasil, a viola passou a ser porta voz de um povo e este a encara como um instrumento onde ele possa transitar em qualquer gênero musical.
The viola (instrument of the string familiar), like most plucked stringed instruments, is aimed at people who are considered “simple”, often without proper access to formal music learning. It is relevant to note that the learning of the viola caipira was performed exclusively orally. The tablature system was developed only in later times. The scope of this paper is to discuss some of the writings used so until then the viola caipira, bringing to light what was produced and recorded for the strumming strings instruments, their unfolding and their influence on the writing for the viola caipira. However, it is important to note that there is much to research on this subject. Due to rooting in Brazil, the viola caipira has been considered representative of a nation. The versatility of this instrument is such that its transit in various musical genres, from popular to classical, is easily verified today.