A polifonia discursivo-musical como pressuposto teórico para o entendimento da relevância da melodia em relação ao texto nas tradições musicais sefarditas: Migração de sentidos entre duas canções do cancioneiro judaico oriental

Revista da Tulha

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ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A polifonia discursivo-musical como pressuposto teórico para o entendimento da relevância da melodia em relação ao texto nas tradições musicais sefarditas: Migração de sentidos entre duas canções do cancioneiro judaico oriental

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Antonio Celso Ribeiro
Autor Correspondente: Antonio Celso Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: Música, Judeus, Polifonia discursivo-musical, Bakhtin, Migração de Sentidos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo busca analisar o reemprego de melodias pré-existentes para a reelaboração de novos textos no cancioneiro secular/sacro dentro das tradições judaicas. Considerando o costume sefardita de “empréstimos” de melodias da tradição e o uso de contrafacta em canções retiradas do ambiente cultural para uso tanto na liturgia (piyyutim) quanto em situações paralitúrgicas (pizmonim), hipotetizamos que a função da melodia possui primazia em relação ao texto. Para tanto, acreditamos que o conceito de polifonia discursivo-musical aventado por Lanna possa funcionar como pressuposto teórico no entendimento desta relevância, analisando a migração de sentidos entre duas canções judaicas orientais atestando com isso o “renascimento dos sentidos” tal como sugerido pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin.



Resumo Inglês:

This  article  seeks  to  analyze  the  reemployment  of  pre-existing melodies  for  the  rewriting  of  new  texts  in  the  secular/sacred  repertoire  in the Jewish traditions. Considering the Sephardic custom of “borrowing” traditional melody and the indiscriminate use of contrafacta  in  songs  taken from the cultural environment for use in both liturgy (piyyutim) and paraliturgical situations (pizmonim), we hypothesize that the function of melody has primacy over to the text. To this end, we believe that Lanna’s concept of discursive-musical polyphony can function as a theoretical presupposition in understanding this relevance, analyzing the migration of  meanings  between  two  Eastern  Jewish  songs,  thus  attesting  to  the “renaissance  of  the  senses”  as  suggested  by  the  Russian  philosopher. Mikhail Bakhtin.