O presente trabalho visa promover uma reflexão sobre as influências do Pensamento Moderno sobre os Modelos jornalísticos. Procuro em especial desenvolver uma crítica aos critérios de noticiabilidade. À luz da Sociologia, trago à discussão a hipótese de que a racionalidade ocidental moderna, a que Boaventura de Sousa Santos nomeia como uma razão indolente, tem contribuído para a promoção na comunidade jornalística de uma visão de mundo que provoca leituras equivocadas na seleção e na produção de notícias. Para tanto, recorro às experiências sobre valores-notícia de Wolf (1994), Traquina (2005) e Silva (2005). O pensamento de Santos (2002, 2007, 2010, 2011) colabora para a compreensão de tal distorção.
This paper aims at fostering a reflection regarding the influences of Modern Thought on journalistic models. Seeking to develop a critique of the newsworthiness criteria, in sociology light, I come up with the discussion of the hypothesis that modern western rationality, which Boaventura de Sousa Santos defines as an indolent reason, has boosted to promoting a misreading in the selection and production of news for the journalistic community. For that, I appeal to experiences of the values-news of Wolf (1994), Traquina (2005), and Silva (2005), likewise, Santos' thought (2002, 2007, 2010, 2011) contribute to the understanding of such distortion.
Este artículo tiene como objetivo promover una reflexión sobre las influencias del pensamiento moderno en los modelos periodísticos. En particular, busco desarrollar una crítica sobre los criterios de noticiabilidad. A la luz de la sociología, traigo a discusión la hipótesis de que la racionalidad occidental moderna, que Boaventura de Sousa Santos menciona como una razón indolente, ha contribuido a la promoción en la comunidad periodística de una visión del mundo que conduce a malentendidos en la selección y producción de noticias Con este fin, me refiero a las experiencias sobre los valores de las noticias de Wolf (1994), Traquina (2005) y Silva (2005). El pensamiento de Santos (2002, 2007, 2010, 2011) contribuye a la comprensión de tal distorsión.