O Pensamento Musical e Ideológico de Claudio Santoro na sua Fase Nacionalista: o Caso da VI Sinfonia

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

O Pensamento Musical e Ideológico de Claudio Santoro na sua Fase Nacionalista: o Caso da VI Sinfonia

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Flávio Santos Pereira, Sérgio Nogueira Mendes
Autor Correspondente: Flávio Santos Pereira | [email protected]

Palavras-chave: nacionalismo, sexta sinfonia, ideologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A primeira fase serial, de transição e, especialmente, o período nacionalista (1949-1960) de Claudio Santoro caracterizam-se por um crescente comprometimento ideológico. Na fase nacionalista esse comprometimento se aprofunda com a adesão às normativas do II Congresso Internacional de Compositores e Críticos Musicais, acontecido na cidade de Praga, em 1948, com o fim de definir a orientação estética em música do realismo socialista. Esta adesão tem consequências profundas no desenvolvimento estilístico de Santoro, levando-o a abandonar as técnicas atonais e seriais em favor da estética nacionalista. Neste artigo contextualizaremos essa transformação estilística da perspectiva da sua produção sinfônica, defendendo a tese de que é na Sexta Sinfonia onde se consolidam os princípios ideológicos e, também, os princípios técnicos composicionais adotados em razão da defesa e prática da estética nacionalista. Abordaremos o desenvolvimento do pensamento ideológico de Santoro. Apontaremos as influências que lhe foram determinantes, como o sinfonismo russo, destacando na análise musical a influência da Primeira Escola de Viena no processo composicional da Sexta Sinfonia.



Resumo Inglês:

The first transitional serial phase, and especially Claudio  Santoro’s  nationalist period (1949-1960) are characterized by a growing ideological commitment. In the nationalist period, this commitment deepens with the  adoption of the norms established in the Second International Congress of Composers and Music Critics, which happened in the city of Prague in 1948 with the aim of defining the style orientation of music in socialist realism. This adoption has profound consequences in Santoro ́s style development, causing him to abandon the atonal and serial techniques, favoring the nationalist aesthetic. In this article, we contextualize this style transformation from the symphonic production perspective, defending the thesis that on the Sixth Symphony, the ideology principles are consolidated as well as the composition technique principles adopted in order to defend and practice the nationalist aesthetic. We will approach Santoro’s development of ideological thought. His determinant influences such as the Russian symphonism, will be pointed out, highlighting in musical analysis the influence of The First Viennese School in the composition process of the Sixth Symphony.