O projeto educacional no iluminismo é normalmente associado à superação das superstições e explicações sobrenaturais dos fenômenos que acontecem no mundo, suplantadas pela busca racional de esclarecimentose uma abordagem fundamentada no conceito moderno de ciência.Processo que se inicia na ilustraçãoe que vai possibilitar as revoluções políticas e econômicas dos séculos seguintes.Uma série de movimentos vai reforçar seu projeto, como a dessacralização do sagrado e a secularização da vida, as descobertas técnicas e científicas ea ampliação do acesso a bens materiais, numa caminhada que tornará a racionalidade e a expectativa de uma explicação baseada em cânones da ciência um elemento importante.No entanto, o que assistimos foi a (a) distribuição e o acesso aos bens de forma assimétricaatingindo grupos sociais restritos e específicos;(b) mercantilizaçãodo projeto educacional.Neste ensaio vamos trabalhar com estas ideias principais discutindo a questão de paradigmas e meta-relatos na sociedade atual e como a virada linguística habermasiana pode auxiliar para um processo educativo inclusivo e comunicativo.
The educational project in the Enlightenment is usually associated with overcoming superstitions and supernatural explanations of the phenomena that happen in the world, supplanted by the rational search for explanations and an approach based on the modern concept of science. Process that begins in the illustration and that will make possible the political and economic revolutions of the following centuries. Today's society begins with the Enlightenment educational project, which still bears its marks today. A series of movements will reinforce your project, such as the desecration of the sacred and the secularization of life, the technical and scientific discoveries and the expansion of access to material goods, in a journey that will make rationality and the expectation of an explanation based on canons of science an important element. In this article we will work with these main ideas by discussing the question of paradigms and meta-reports in today's society and how the Habermasian linguistic turn can help for an inclusive and communicative educational process.