NÚCLEOS CRIATIVOS: O DESAFIO DE DESENVOLVER E VIABILIZAR PROJETOS AUDIOVISUAIS NO BRASIL

Revista Livre de Cinema

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ISSN: 2357-8807
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

NÚCLEOS CRIATIVOS: O DESAFIO DE DESENVOLVER E VIABILIZAR PROJETOS AUDIOVISUAIS NO BRASIL

Ano: 2020 | Volume: 7 | Número: 3
Autores: R. L. Maruyama, J. L. de Figueiredo
Autor Correspondente: R. L. Maruyama | [email protected]

Palavras-chave: audiovisual, desenvolvimento de projetos audiovisuais, economia criativa, classe criativa, ecossistema da indústria criativa, ambiente criativo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho analisa o desenvolvimento de projetos audiovisuais na modalidade de núcleo criativo, financiada através do edital Prodav 03 do Fundo Setorial do Audiovisual. O objetivo é verificar se há diferenças substanciais no modo como os núcleos que conseguiram renovar o investimento junto ao FSA se estruturaram internamente e na forma como se relacionaram com o mercado em comparação com os núcleos que não obtiveram a renovação do investimento. Este pressuposto foi investigado através de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa por meio de entrevista em profundidade. Foram ouvidos líderes de núcleos que conseguiram viabilizar no mínimo dois quintos das obras de suas cartelas e, portanto, obtiveram novo investimento para desenvolver novos projetos, e líderes de núcleos que não alcançaram o mesmo êxito. Os resultados encontrados, analisados com base em conceitos como os de economia criativa, de Françoise Benhamou, classe criativa, de Richard Florida, e ecossistema das indústrias criativas, de Paul Jeffcutt, apontam para o fato de haver mais similitudes do que diferenças entre ambos os grupos, mas traz à tona a importância do capital relacional dos líderes e das empresas produtoras. O estudo ora proposto pretende contribuir para a produção acadêmica brasileira sobre a etapa de desenvolvimento de projetos sob uma ótica sistêmica, que considere não apenas a dimensão de política pública ou escritura de roteiros isoladamente. Os dados e informações obtidos permitem uma visão mais sistematizada da etapa de desenvolvimento de filmes e séries e tem aplicabilidade para que profissionais da área de produção, criação e roteiro, interessados em montar um núcleo criativo, possam aprimorar suas estratégias de planejamento e execução para otimizar as chances de viabilização de seus projetos.



Resumo Inglês:

The present work analyzes the development of audiovisual projects in the creative core modality, financed through a public notice of the Audiovisual Sectorial Fund. The objective is to verify if there are substantial differences in the way the creative cores that managed to renew the investiment with the FSA structured themselves internally and in the way they relate to the market compared to cores that did not obtain the investiment renewal. This assumption was investigated through a qualitative research through in-depth interviews. It was heard cores’ leaders that aimed the viability of at least two fifths of their projects and cores’ leaders that did not reach the same success. The results found were analyzed based on concepts such as culture economy by Françoise Benhamou, creative class by Richard Florida, and creative industries ecosystem by Paul Jeffcutt. They point to the fact that there are more similarities than differences between both groups, but it reveals the importance of leader’s and production companies relational capital. The data and information obtained allow a more systematized view of the development phase of films and series and has applicability for professionals who works as producers, creators and scriptwriters, interested in setting up a creative core, to improve their planning and execution strategies to optimize the chances of making their projects viable.