Este texto objetiva realizar uma breve trajetória de minhas pesquisas. Ao analisar obras dialógicas e intertextuais, criei terminologias para os tipos de intervenções e, ao final, apliquei o conceito que cunhei, de “estética da hipervenção”, hiper no sentido de uma hiperrealidade, e venção no sentido de invenção e intervenção, ou seja, uma intervenção criativa. Neste estudo, os filmes selecionados como corpus foram analisados de acordo com os conceitos de Mikhail Bakhtin (dialogismo e polifonia), Julia Kristeva (intertextualidade), Gilles Deleuze/Félix Guattari (rizoma), Linda Hutcheon (paródia), Fredric Jameson (pastiche), Jean Baudrillard (simulacro) e Luigi Paryson (estética da formatividade).
This text aims to present a brief trajectory of my researches. Analyzing dialogic and intertextual works, I created terminologies for diverse intervention types and, at the end, I explained the concept I created, the “aesthetics of hypervention”, hyper in the sense of a hyperreality and vention in the sense of invention and intervention, resulting in a creative intervention. In this text, the films selected as corpus were analyzed according to concepts of Mikhail Bakhtin (dialogism and polyphony), Julia Kristeva (intertextuality), Gilles Deleuze/Félix Guattari (rhizome), Linda Hutcheon (parody), Fredric Jameson (pastiche), Jean Baudrillard (simulacrum) and Luigi Pareyson (aesthetics of formativity).