Resumo: No cenário colonial luso-brasileiro setecentista, a pintura ilusionista dos forros dos templos religiosos derivou daquela que se fazia na Metrópole, Barroca Joanina. No universo destes pintores, a influência do ensino da matemática, geometria, fortificações; enfim, das ciências que propiciavam um amadurecimento da visão espacial, em três dimensões, era latente, e se fazia presente por meio do ensino dos jesuítas e/ou dos engenheiros militares, visto que alguns destes pintores possuíam patente militar, ou ainda, tiveram como embasamento os tratados oriundos da formação jesuítica. Desta forma, transpunham seus desenhos para os diversos suportes, visando a mais correta projeção de elementos arquitetônicos e, assim, criando uma ilusão de espaço dilatado e celestial.
Recebido em: 06/08/2020 – Aceito em 04/09/2020
Abstract: In eighteenth-century colonial Luso- Brazilian scenario, illusionistic painting liners derived from that metropolitan, Baroque. In the universe of these painters, the influence of the teaching of mathematics, geometry, fortifications; finally, the sciences that provided a maturing of spatial vision, in three dimensions, was latent, and was present through the teaching of the Jesuits and / or military engineers, as some of these painters had military career, or even had the foundation treaties coming from Jesuit training. So, transposed their designs for various media, targeting the most accurate projection of architectural elements, creating an illusion of expanded celestial space.
Key-words: Teaching; Military Engineering; Jesuits.