JOGOS ELETRÔNICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Teoria e Prática da Educação

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ISSN: 2237-8707
Editor Chefe: Nerli Nonato Ribeiro Mori
Início Publicação: 01/01/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

JOGOS ELETRÔNICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Ano: 2020 | Volume: 23 | Número: 2
Autores: Geisiele Reijane da Cruz, Marcio Roberto de Lima,
Autor Correspondente: Marcio Roberto de Lima | [email protected]

Palavras-chave: Jogos eletrônicos. Formação de professores. Cibercultura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo consolida uma Revisão Sistemática de Conteúdo (RSC) de artigos cadastrados no portal de periódicos CAPES entre os anos de 2003 e 2019, os quais abordam o uso de jogos eletrônicos na formação inicial de professores. Metodologicamente, a revisão das produções analisadas partiu de um universo de 44 artigos que, após a submissão aos procedimentos de filtro de conteúdo e seleção temática, foi reduzido a seis produções. A RSC sugeriu a necessidade de efetivação de mais experiências pedagógicas utilizando jogos eletrônicos na formação de professores e que, mesmo diante das práticas socioculturais da cibercultura, as iniciativas de formação envolvendo esses games são incipientes e/ou podem estar sendo negligenciadas nas licenciaturas. Tomamos a cibercultura como contexto no qual tecnologias digitais estão imbricadas às práticas quotidianas e educacionais, portanto ela é inerente à ação do sujeito contemporâneo. Por fim, foi identificada uma carência de politicas públicas voltadas para a formação inicial dos professores envolvendo jogos eletrônicos como elementos estruturantes de práticas pedagógicas.