A protagonista dos romances Chica que manda (1966), de Agripa Vasconcelos e Xica da Silva (1976), de João Felício dos Santos, é baseada na figura emblemática da história brasileira Chica da Silva, escrava que se tornou “Sinhá” no século XVIII, ao se casar com um dos homens mais poderosos, o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Este trabalho evidencia as semelhanças e diferenças na caracterização do sadismo empregada na construção da personagem em cada romance, pois se percebe que os escritores, embora apontem para tal característica, o fazem de maneira diversa.
The protagonist of the novels Chica que manda (1966), by Agripa Vasconcelos, and Xica da Silva (1976), by João Felício dos Santos, is based on the emblematic figure of Brazilian history Chica da Silva, a slave who became “Sinhá” in the 18th century by marrying one of the most powerful men, the diamond contractor João Fernandes de Oliveira. The paper demonstrates the similarities and differences in the characterization of sadism employed in the construction of the character in each novel, as it is clear that the writers, although they both point to such trait, do it in different ways.