A figura conceitual do fragmento apresentada como meio de apreensão das dinâmicas urbanas, que se destaca por seu caráter de renuncia a cronologias lineares e também por assumir a incompletude, a desorientação , e a fugacidade como características elementares para análise da cidade contemporânea, sob a ótica residual e em passagens de Walter Benjamin aponta para a recusa de formas totalizantes e un iversais, e abre espaço a uma forma de pensamento que sugere a criação e experimentação de novas lógicas, abordagens e instrumentos teóricos e metodológicos não mais calcados em repetições e reciclagens teóricas e conceituais de heranças modernas e positivistas.
The conceptual figure of the fragment presented as a means of apprehending urban dynamics, which stands out for its character of renunciation linear chronologies and also for assuming incomp leteness, disorientation and fugacity as elementary characteristics for the analysis of the contemporary city, from a residual perspective and in passages by Walter Benjamin points to the rejection of totalizing and universal forms, and opens space for a reflection that suggests the creation and experimentation of new logics, approaches and theoretical and methodological instruments no more based on repetitions and theoretical and conceptual inheritance modern and positivist.