Objetiva-se mostrar algumas relações entre a linguagem quadrinística e a intertextualidade em uma charge produzida por Marco Jacobsen, publicada em 12 de junho de 2018, ano da Copa do Mundo de Futebol, na Rússia, no jornal Folha de Londrina. A análise é de base interpretativista, com levantamento bibliográfico e contextualização sócio-histórica. Kristeva, Bentes e Cavalcante (2007), Koch e Elias (2014) foram as referências para pensar a intertextualidade. Esta configura-se como a apropriação e recriação a partir de outro texto preexistente em que dizeres se entrecruzam, para a construção de sentidos de qualquer enunciado. Acevedo (1990), Cagnin (2014) e Ramos (2010) foram considerados para a caracterização da linguagem dos quadrinhos. A amostra faz parte de uma seleção de trinta charges publicadas nos jornais Folha de Londrina e Folha de São Paulo realizada entre 2018 e 2019. Como resultados, foram identificados: caricaturas de jogadores, torcedores e de seleções; cores para representar as bandeiras; relação temporal com Copas anteriores; críticas relacionadas à corrupção na CBF - Confederação Brasileira de Futebol e a “Lava-Jato”.
The objective is to show some relationships between comic language and intertextuality in a cartoon produced by Marco Jacobsen, published on June 12, 2018, year of the Soccer World Cup, in Russia, in the newspaper Folha de Londrina. The analysis is based on interpretations, with bibliographic survey and socio-historical contexto. Kristeva, Bentes and Cavalcante (2007), Koch and Elias (2014) were the references to think about intertextuality. It is configured as the appropriation and re-creation from another pre-existing text in which sayings intertwine, with a view to the construction of meanings of any statement. Acevedo (1990), Cagnin (2014) and Ramos (2010) were considered to characterize the language of comics. The sample is part of a selection of thirty cartoons published in the newspapers Folha de Londrina and Folha de São Paulo, as part of a survey conducted in 2018 and 2019. As a result, the following were identified: caricatures of soccer players and fans; colors to represent the flags of the countries.