O artigo discorre sobre algumas das características que compõem o desenho e a pintura; como essas duas linguagens se relacionam e onde se distinguem. O texto se apoia nos escritos de Roland Barthes em que o filósofo analisa as obras de Cy Twombly realizadas no período de 1961 a 1979 e no ensaio de Walter Benjamin que data de 1917, no qual o autor apresenta de maneira disjuntiva os elementos da pintura e os do desenho. As duas reflexões examinam aspectos como a mancha, o suporte, o traço, inscrições e grafismos. Barthes comenta sobre elementos que estão presentes nas pinturas de Twombly que poderiam ser tidos como exclusivos do vocabulário do desenho. A partir das abordagens apresentadas pelos dois filósofos, pretende-se promover um debate sobre essas duas linguagens, problematizar as especificidades de cada uma bem como refletir como essas características se mostram na arte mais recente.
The paper discuss some of the characteristics that compose the draw and the painting; how these two languages relate to each other and where they differ. The text is based on the writings of the philosopher Roland Barthes, where he analyses Cy Twombly work from 1961 to 1979, and is based on Walter Benjamin essay of 1917, that presents the elements of painting and drawing in a disjunctive way. Both reflections explore aspects like the stain, the support, the stroke, inscriptions and graphisms. Barthes comments on elements that are present in Twombly’s paintings that could be considered exclusive in the drawing collection. From the approaches presented by the philosophers it is intended to promote a debate about these two languages, to discuss about the specificities of each one, and to reflect about how those characteristics are showed in the more
recent art.