Devido à escalada da racionalização no que tange aos processos de produção, distribuição e exibição de filmes na América Latina entre 1990 e 2011 e pela temeridade de se pensar uma teoria do cinema sem nos reportar a uma teoria do cinema como produção social, ideou-se denominar as consequências do Consenso de Washington nas forças políticas e econômicas que permeiam os regimes estéticos do audiovisual da região como formadoras de uma poética da responsabilidade. No plano da representação, por exemplo, a circunstância significou uma redução do repertório retórico (figuras etc.) e parece haver instaurado (ou apenas acentuado) a dependência simbólica de audiovisualidades hegemônicas.
Based on the emergence of rationalization regarding Latin American motion pictures' production, distribution, and exhibition in the last twenty-one years (1990-2011), and considering cinemas' theory as social production, we are able to evoke the Washington Consensus consequences on the movies' political, economic, and aesthetic regimes as provokers of a poetics of responsibility. On the representation field, for instance, the circunstances have been meant as a reduction of rethoric repertory (figures etc.) and seem to have set Latin American's symbolic dependency of hegemonic audiovisualities.